Por muitos anos, três clãs anões – os Barbabronze, os Martelo Feroz e os Ferro Negro – viveram unidos em Altaforja sob o comando do sábio Alto-rei Modimus Sidermar. Com o falecimento de Modimus, a tensão entre os clãs aumentou e uma guerra pelo controle da cidade irrompeu. Assim, começou a Guerra dos Três Martelos, um selvagem conflito que durou muitos anos, período no qual o clã Barbabronze tomou posse de Altaforja, cortando todas as relações com os outros clãs e expulsando os rivais.
Em tempos recentes, entretanto, um golpe do destino atraiu novamente os clãs rivais para a capital enânica…
Pouco antes do Cataclismo, quando estranhos desastres naturais desestabilizaram Azeroth, as terras dos anões não foram poupadas da calamidade. Uma série de terremotos devastou as áreas vizinhas a Altaforja, reduzindo povoados a escombros e ceifando as vidas de inúmeros inocentes. A fim de obter respostas acerca do estado preocupante em que se encontrava o mundo, o rei Magni tomou parte num ritual místico de comunhão com a terra. A cerimônia, contudo, terminou de maneira inesperada: Magni foi transformado em diamante e fundiu-se às entranhas de Altaforja.
Em meio ao vácuo de poder deixado pelo rei, Moira, uma filha distante, agora ligada matrimonialmente ao desprezível clã Ferro Negro, tomou brevemente o trono de Altaforja e isolou a cidade. Não fosse a intervenção do rei Varian Wrynn de Ventobravo e seu filho, o príncipe Anduin, suas ações talvez tivessem causado uma nova guerra civil. Sob a orientação de Varian, o controle de Altaforja foi dividido igualmente entre os clãs Barbabronze, Martelo Feroz e Ferro Negro por meio do Conselho dos Três Martelos. Uma vez deixadas de lado as antigas rixas e iniciados os trabalhos conjuntos, a capacidade de governo do conselho unificado guarda uma grande promessa.