Sob a liderança do sábio Sen’jin, os trolls Lançanegra deixaram os preconceitos de lado e lutaram com bravura ao lado da Horda para derrotar o grupo de humanos que avançava sobre a selvática ilha. Entretanto, os Lançanegra logo foram expulsos do lar por um grupo de murlocs enlouquecidos, decididos a agradar um misterioso bruxo do mar. Em meio ao caos, Sen’jin pereceu.
Thrall acolheu os Lançanegra entre as fileiras da Horda e lhes deu um novo lar junto à costa de Durotar, as Ilhas do Eco. Contudo, uma vez mais o infortúnio se fez presente: o mandingueiro Zalazane traiu o próprio povo e os escravizou, tomando-os como servos descerebrados e forçando-os a lutar por suas ilhas. Após a vitória da Horda sobre o Lich Rei em Nortúndria, Vol’jin aliou-se aos ancestrais loas, os poderosos espíritos idolatrados pelos trolls, e emergiu vitorioso nas Ilhas do Eco.
Quando o arrogante Garrosh foi nomeado chefe guerreiro e desdenhou abertamente dos Lançanegra, muitos trolls desiludidos deixaram Orgrimmar, a capital da Horda. As traições e os crimes de Garrosh contra as outras raças da Horda culminaram na deposição pelas mãos de Thrall, que elegeu Vol’jin como novo chefe guerreiro.
A liderança de Vol’jin na posição de chefe guerreiro foi marcada por conflitos. Após a deposição de Garrosh, o traiçoeiro orc conspirou com um membro renegado da Revoada Dragônica Bronze para abrir um portal para Draenor, onde ajudou a recém-formada Horda de Ferro a executar um ataque contra Azeroth. Vol’jin liderou os Lançanegra e a Horda numa campanha além do Portal Negro, dando fim à ameaça.
Sem que soubessem, o bruxo Gul’dan fugiu para Azeroth, decidido a abrir a tumba ancestral de Sargeras a fim de permitir que a Legião Ardente invadisse Azeroth. Na batalha brutal pela Costa Partida, Vol’jin sofreu um ferimento fatal. Mesmo celebrado como herói, a perda causou um grande impacto nos Lançanegra. Desde a morte de Vol’jin, a merecida posição dos trolls entre a Horda se sedimentou significativamente, e eles estão dispostos a enfrentar qualquer um que a ameace.